A transfiguração como oferenda: máscara e corpo colectivo no Círio de Nazaré de Belém do Pará

Larissa Latif

Esta artigo trata de uma festa brasileira, o Círio de Nazaré, cuja origem portuguesa da ensejo a uma recriação do outro lado do Atlântico na qual se inserem práticas rituais ausentes do culto tal como se realiza em Portugal.  O Círio de Nazaré constitui-se como um elemento central na construção de identidade em Belém do Pará, cidade da Amazônia Brasileira onde essa festa é realizada há pouco mais de dois séculos. Muitas são as razões e implicações desta centralidade e nos é impossível tratá-las todas aqui. Abordaremos, portanto um aspecto cuja relevância demonstra-se inquestionável para o Círio de Nazaré: a relação entre o corporal e o simbólico  na corda dos promesseiros, prática ritual característica da versão brasileira desta festa e que se diferencia também de outras festas populares em homenagem a santos católicos no Brasil. Procuraremos demonstrar de que modo, na corda dos promesseiros,a relação entre o simbolico,  o imaginário e o real em recíproca fecundação permite e recria ano após ano como parte essencial do processo de construção da identidade local. Para tanto, recorremos  à análise da prática ritual em que consiste a corda dos promesseiros, o que significa  explicitar como os usos do corpo no ritual chegam  a possibilitar uma experiência extraquotidiana na qual o corpo individual transfigurado, recriado e ressignificado passa a compor um corpo colectivo. Essa análise parte de uma descrição desses usos do corpo e apoia-se, para além das teorias do imaginário em suas relações com o real e o simbólico, nas teorias e técnicas de uso das máscaras no teatro e em outras práticas espetaculares humanas, nomeadamente, rituais, tais como este ora que investigaremos.

LAFIT, Larissa. A Transfiguração como Oferenda: Máscara e Corpo Colectivo no Círio de Nazaré de Belém do Pará. Disponivel em: http://estudosculturais.com/congressos/europe-nations/pdf/0059.pdf