O processo de turistificação do espaço em santuários e eventos católicos: uma análise sobre o Círio de Nazaré em Belém-PA

Belém
Debora Rodrigues de Oliveira Serra

O Círio de Nazaré em Belém do Pará é realizado desde o final do século XVIII e, ao longo dos anos, tornou-se um complexo de eventos sagrados e profanos, atraindo de modo crescente milhares de turistas para a cidade no mês de outubro. Observando a sua importância para a atividade turística, esse estudo visa analisar a turistificação de espaços em santuários e eventos católicos, enfocando essa festividade a partir da atuação dos agentes envolvidos nesse processo. Tal objetivo se desdobra na identificação e análise tanto de espaços turistificados durante a festividade, quanto dos agentes, os quais se apropriam de tais espaços, com interesses religiosos, políticos, econômicos e culturais (em sentido amplo). As pesquisas realizadas demonstram a diversidade de suas intenções, que historicamente convergem e divergem entre si, ocasionando conflitos de territorialidades, que os impelem a criar estratégias para manterem seus territórios, dentre elas as parcerias. Assim, a análise desse processo possibilita a compreensão da importância de cada agente e a necessidade de se buscar o entendimento entre eles de modo a democratizar os benefícios ocasionados pela atividade turística em seu segmento cultural e, mais especificamente, religioso.